Loja | Store

[product_category per_page="6" orderby="date" columns="2" category="fabio-caramuru"]

Ouça | Listen

Bio

Biografia

Estudou piano com Magda Tagliaferro, uma das maiores pianistas brasileiras, em Paris, com bolsa do governo francês, na década de 1980. Ganhou diversos prêmios no Brasil, destacando-se o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte em 1991. Apresenta-se regularmente no Brasil, Estados Unidos e Europa, em recitais solo e com orquestra. É mestre pela ECAUSP.

Em 2007, participou de diversos eventos comemorativos, em razão dos 80 anos do nascimento de Tom Jobim, tendo sido solista da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo – OSUSP, na Sala São Paulo, e da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, no Theatro São Pedro.

Após dedicar-se por muitos anos ao repertório tradicional e brasileiro, sobretudo a arranjos e gravações da música de Tom Jobim, Caramuru passou a desenvolver também, desde 2003, um trabalho autoral diferenciado, com o lançamento do CD Moods Reflections Moods. Em seguida, trabalhou com o contrabaixista Pedro Baldanza, intensificando e aprimorando seu trabalho autoral, com quem lançou o CD Bossa in the Shadows, uma coletânea de composições e improvisações originais, produzido por Heiner Stadler, do selo Labor Records, de Nova York.

Nos últimos anos, Caramuru tem acumulado em sua agenda uma série de recitais em espaços como Sala São Paulo, Memorial da América Latina, Centro Cultural São Paulo, unidades do SESC, Auditório Ibirapuera, Palácio das Artes (BH); Apresentou-se como solista de orquestras como OSESP, OSUSP, Jazz Sinfônica, Filarmônica de Minas Gerais,  Orquestra Sinfônica de Londrina, além de ter feito apresentações de música brasileira na Universidade de Toronto e no prestigiado Zinc Bar de Nova York.

Recentemente, convidado pelo Europalia International Arts Festival se apresentou como solista da Brussels Phillharmonic Orchestra, em Bruxelas, além de realizar shows de Jazz em importantes casas da Europa, como o Jazz Club Moods, em Zurich. Destacam-se também suas apresentações como solista da Orquestra do Theatro São Pedro, em São Paulo e sua participação no Festival Internacional de Jazz de Havana, Cuba. Realizou em São Paulo os projetos “Tom Jobim, 20 anos de saudade” e “Virtuoses do Piano Brasileiro”, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, além de coordenar o projeto “Laureados do Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica no Brasil” por diversos anos consecutivos.

Atualmente, vem se dedicando ao projeto autoral “EcoMúsica”, inspirado na interação entre música e sons da natureza brasileira em seus diversos ecossistemas, bem como ao projeto “Brasil em Dois Pianos”, com o pianista e arranjador Marco Bernardo.

Discografia

 

  • Tom Jobim Piano Solo – 14 faixas (1997 – MC 003)
  • Especiarias do Piano Paulista – 25 obras de Inah Sandoval e Camargo Guarnieri (1999 – ECHO 199)
  • Dó Ré Mi Fon Fon – 27 Cantigas Brasileiras – CD infantil educativo do pianista Fábio Caramuru criado em parceria com a artista multimídia Beth Bento. Lançado em 2002, o trabalho traz arranjos inéditos de Fábio Caramuru para piano de 27 cantigas brasileiras, tais como “Sapo Jururu”, “Samba Lelê”, “A Barata”, “O Cravo brigou com a Rosa”, entre outros. Beth Bento idealizou o “sound design” com sons da natureza, de animais, vozes e ruídos, bem como os 27 ícones relativos às cantigas, materializados em um jogo da memória.
  • Moods Reflections Moods (2004 – ECHO 204) – Primeiro CD autoral do pianista Fábio Caramuru, lançado em 2004 pela Echo. Nesse CD com 10 faixas, Fábio Caramuru rompe com a tradição da interpretação erudita, voltando-se para um trabalho de livre improvisação. A gravação foi feita em uma única sessão num piano Steinway, modelo D-Concerto, alcançando um alto nível técnico. O CD marca o início do aprofundamento do estilo pessoal do pianista, lançando-o como compositor. O desdobramento desse estilo pessoal de Caramuru pode ser ouvido no CD Bossa in the Shadows, gravado em duo com o contrabaixista Pedro Baldanza, e lançado em 2007 nos EUA.
  • Canções de Richard Rodgers, com a cantora Magda Painno (2004 – ECHO 104)
  • Piano: Tom Jobim por Fábio Caramuru – álbum duplo com 28 faixas (2007 – MCD 344) e
  • Bossa in the Shadows – autoral com o baixista Pedro Baldanza – 18 faixas (2007 – LAB 7083).
  • Gustav Mahler – arr. Schoenberg – Das Lied von der Erde – participação como pianista no conjunto instrumental (Algol 2009)